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O presente minicurso tem por objetivo discutir acerca do uso dos recursos tecnológico e material concreto nas aulas de matemática. Assim, motivaram nossas discussões a utilização da modelagem geométrica como instrumento de reflexão sobre a matemática e sua aplicação nos mais variados contextos. Para tal finalidade, utilizaremos o Software Geogebra 3D para construir a visualização e os processos construtivos da técnica de Origami em ambiente dinâmico computacional.
Ministrantes:Leocides Gomes da Silva, Glaydson Francisco Barros de Oliveira

Carga Horária: 8

Vagas Disponíveis: 23

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O referido minicurso objetiva proporcionar aos seus participantes, reflexões sobre a relação educação e diversidade étnico-racial e a diversidade cultural brasileira a partir da Lei 10639|03 que trata do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica. Desta forma, problematizaremos a relação cultura e educação através das expressões da nossa pluralidade cultural em meio ao contexto de discussões da BNCC e do novo ensino médio.
Ministrante:José Gledson Nogueira Moura

Carga Horária: 8

Vagas Disponíveis: 15

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Conceito de Território; Território e Globalização; Território e Meio Ambiente; Capitalismo, crise e urbanização; Cidade e poder público A Questão Ambiental: aspectos históricos e conceituais e as relações com o Ensino; Violência e seu ponto de vista ambiental e as propostas metodológicas para o espaço escolar; Os problemas ambientais e perspectivas futuras para a educação; A temática ambiental em espaços educativos; Estudos de casos.
Ministrantes:Stênio Maia Estenam, Miqueias Virginio da Silva

Carga Horária: 8

Vagas Disponíveis: 22

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Mia Couto: entre a Tradição e a Modernidade, revestido de sua experiência nas fileiras da FRELIMO, mas sem perder de vista a criticidade, pela escrit(ur)a, participa da (re)construção da história cultural do Moçambique.
Ministrantes:Aluisio Barros de Oliveira, Francisco Aedson de Souza Oliveira. (O MINICURSO OCORRERÁ APENAS NO TURNO DA MANHÃ)

Carga Horária: 4

Vagas Disponíveis: 22

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Apresenta reflexões acerca da educação para a cidadania e vivência das diversidades no espaço escolar na atual conjuntura política e social do Brasil, nesse momento de crise socioeconômica e política, caracterizado como tempos de exceção. Quais desafios essa situação representa para a atuação docente e para a formação inicial e continuada de professores e de professoras? Quais perspectivas de ação poderão ser criadas para que se possa estabelecer diálogos no sentido de discutir direitos ameaçados e buscar formas coletivas de superação? Como um dos caminhos possíveis apresenta a perspectiva da educação para a cidadania, da vivência das diversidades e da resistência organizada.
Ministrantes:Ana Maria Morais Costa, Aryanne Sérgia Queiroz de Oliveira, Lucas Súllivam Marques Leite

Carga Horária: 8

Vagas Disponíveis: 11

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A miscigenação no Brasil é um fato social curioso no tocante ao valor atribuído às etnias, ou, no caso do negro, a desvalorização, seguido por todo histórico de escravidão, negação de direitos entre outros fatores que aparecem atualmente em forma de preconceito e discriminação. Sabendo que a cultura se adquire através da educação é importante ensinar aos cidadãos brasileiros desde à sua infância a valorização da sua cultura, por consequência, a valorização da cultura afrodescendente, tão estigmatizada pela sociedade. Buscando implementar essa valorização cultural a lei 10.639/03 passa a inserir no currículo nacional o ensino da cultura e da história afro-brasileira em conformidade com os PCN’s. Logo, este minicurso tem a intenção de dialogar sobre a inserção do ensino afro na educação básica a partir das diretrizes legais e parâmetros curriculares.
Ministrantes:Aline Macedo Guimarões Timóteo, Francisco Diógenes Freires Ferreira.

Carga Horária: 8

Vagas Disponíveis: 1

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I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E LUSITANAS

Venha participar do SINAFRO!