Grupo Temático (GT)

GT 1: Novas Tecnologias e o Ensino das Relações Etnicorraciais e de Gênero

Ementa: Congrega trabalhos que envolvem concepções, práticas educativas, relatos de experiências, metodologias de ensino e materiais didáticos, com foco no ensino das novas tecnologias e das relações etnicorraciais e de gênero em espaços escolares e não escolares.
Coordenadores:
Profa. Dra. Ana Maria Morais Costa – NEAB/UERN;
Profa. Ms. Nadia Farias dos Santos – Egressa PPGE/CAMEAM;
Prof. Dr. Luis Miguel Dias Caetano – UNILAB/CE;
Profa. Dra. Eliane Anselmo da Silva – NEAB/UERN.

GT 2: Literaturas, Culturas Luso-Brasileiras e Ensino

Ementa: Congrega trabalhos que envolvem estudos sobre literatura e cultura luso-brasileiras no mundo. Aspectos relacionados à análise, à crítica literária e aos estudos culturais, assim como ao ensino de de literatura e a atividades de formação do leitor e ampliação de repetório de leitura.
Coordenadoras:
Profa. Dra. Maria Edileuza Costa – PPGL/CAMEAM;
Profa. Dra. Maria Lucia Pessoa Sampaio – PPGE/CAMEAM;
Dranda. Maria do Socorro Cordeiro de Sousa – Egressa PPGE/CAMEAM.

GT 3: Literaturas Afro-brasileiras e Africanas, história e ensino

Ementa: Congrega trabalhos que envolvem estudos sobre literatura e cultura afro-brasileiras e africanas, especialmente em língua portuguesa, considerando as interseccionalidades de raça, gênero e classe. Aspectos do texto literário, considerando-o como parte da cultura e relacionando-o às diretrizes da lei 10.639/03. Literatura afro-brasileira e africana de autoria feminina. Debate a respeito do cânone literário.
Coordenadores:
Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza- UERN
Prof. Dr. Ananias Agostinho da Silva – UFERSA.

GT 4: Cultura Local, Identidade, Memória e Ensino

Ementa: Estudos com foco na cultural local e regional, identidades territoriais e regionais, as relações entre memória, espaço, lugar ou paisagem, espaços de memória, patrimônio material e imaterial, paisagens patrimoniais, cultura de massa e cultura popular, transformações culturais no mundo globalizado, estudos biográficos que retratam os tipos populares e os grupos sociais no campo ou na cidade, no passado e no presente. Além disso, aceita estudos ligados a estas temáticas voltadas para o ensino, propostas de ensino e aprendizagem contextual, de base cultural com a incorporação dos espaços simbólicos e das paisagens patrimoniais na educação básica.
Prof. Dr. Rosalvo Nobre Carneiro –PPGE/CAMEAM;
Ms. Jocivânia Fernandes do Nascimento - Egresso PPGCISH/UERN;
Ms. Fábio Rodrigo Fernandes Araújo - Egresso PPGCISH/UERN.

GT 5: Discurso, Sociedade e Ensino

Ementa: Procura debater, numa perspectiva interdisciplinar e múltimetodológica, a tríplice relação entre as diversas formas de manifestação do discurso, da sociedade e do ensino.
Coordenadores
Prof. Dr. Ivanaldo Santos de Oliveira Filho – PPGE/CAMEAM;
Mranda. Marília Cavalcante de Freitas Moreira – PPGE/CAMEAM;
Manda. Kátia Macêdo Duarte – PPE/CAMEAM;
Mranda. Aline Macedo Guimarães – PPGE/CAMEAM.

GT 6: História, ensino e propostas para uma educação das relações étnico-raciais

Ementa: Congrega produções que envolvem concepções, práticas docentes, currículos e materiais didáticos, com foco na relação entre Ensino de História e Educação Étnico-racial. A legislação que regulamenta a educação das relações étnico-raciais no Brasil. As relações sociais, políticas e culturais que se materializam nos processos de escolarização formal e não formal, até a formação de professores/as. Produção de fontes documentais: vídeos, arquivos pessoais, iconografia, entrevistas e experiências didáticas na Educação Básica na releitura da história escrita.
coordenadores:
Profa. Dra. Maria da Paz Cavalcante – PPGE/CAMEAM;
Prof. Ms. ZilfranVarela Fontenele – Egresso PPGE/CAMEAM.

GT 7: Ensino, meio ambiente e racismo ambiental

Ementa: Discute a problemática ambiental e seus impactos sobre as populações em situação de vulnerabilidade social (catadores, atingidos por barragens, moradores de periferias, morros, encostas, etc). Analisa possibilidades de inserção da temática no currículo e no ensino na perspectiva de formação da consciência e promoção da qualidade de vida. Discute também ações desenvolvidas no âmbito da educação não formal voltadas para o meio ambiente e superação das desigualdades, em suas múltiplas dimensões inclusive a dimensão ambiental.
Coordenadores:
Prof. Dr. Glaydson Francisco Barros de Oliveira – PPGE/CAMEAM;
Prof. Dr. Luíz Tomás Domingos– UNILAB;
Profa. Dra. Maria do Socorro da Silva Batista – PPGE/CAMEAM
Prof. Dr. Albano Oliveira Nunes – PNPD/PPGE/CAMEAM.

GT 8: Representação da construção de identidades étnicorraciais e de gênero em textos verbo-imagéticos

Ementa: Este GT pretende reunir e divulgar resultados de pesquisas, de análises e de descrições que discutam representações construídas via textos verbo-imagéticos sobre questões de identidades étnicorraciais e de gênero, com foco na potencialidade das abordagens para a construção de reflexões e/ou de práticas de ensino de leitura. Desse modo, serão aceitas propostas integrantes dos temas supracitados e que também se articulem e se situem nos princípios teórico-metodológicos de teorias como a multimodalidade, os multiletramentos e as teorias de gênero e de análise do discurso.
Coordenadoras:
Profa. Dra. Ana Maria Pereira de Lima – Bolsista PNPD/PPGL;
Profa. Dra. Maria Zenaide Valdivino da Silva.

GT 9: Cultura(s), ensino e arte(s) afro-brasileira(s)

Ementa: Os tempos atuais requerem ampla discussão sobre as questões identitárias e suas repercussões nos diversos campos do saber; sendo assim este GT se propõe a construir um espaço de confluência de saberes interdisciplinares que se debrucem sobre as relações entre a afirmação de identidade(s) afro-brasileiras e a produção e disseminação de suas culturas e manifestações artísticas ocorridos em ambientes educativos formais e não-formais. Considerando fundamentalmente, mas não exclusivamente, as contribuições do campo da arte, dos estudos antropológicos e da esfera pedagógica colocaremos em movimento dialógico as reflexões oriundas de pesquisas e experiências concluídas ou em andamento que versem sobre tais relações.
Coordenadores:
Prof. Drando.Thulho Cezar Santos de Siqueira – IFRN;
Prof. Dr. Marcos Nonato de Oliveira – PPGE/CAMEAM;
Mrando. Antonio Eliano Juvencio da Silva – PPGL/CAMEAM.

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E LUSITANAS

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